Italo Varsalona
O pintor de Lugano

BIOGRAFIA


 

Italo Varsalona, nasceu em 1941, em um período bélico que marcou toda a humanidade, e mesmo naquele pequeno país nas margens do Lago Maggiore com o nome de Angera, ele nasceu, um dos tantos nascidos em um período onde a cor predominante era o preto e o cinza.

E mesmo crescendo saboreava as cores quentes daquele verão onde o trigo colorava de papaveros e lirios, onde o lago prateado se casava com aquele céu infinito, onde os outonos se envolviam com as cores e os sabores das primeiras fumaças que saiam das chaminés, das cores intensas das uvas e dos sumos que sobre os carros eram puxados pelos pacientes bois e vacas que atrevessavam as ruas estreitas em calçamento da Sua cidade natal, os brancos os azuis e os cinzas peróla do inverno e também as cores delicadas da primavera, tudo isso o afacinava e mesmo com a distância de muitos anos tudo isso tinha feito nascer nele o seu desejo de fundir  e fundir-se o tudo fazendo nascer Varsalona que não usa as cores como estrumento, mas as mesmas diventam estrumento das suas cores.

Não é desejo do artista listar nesta breve biografia todos as suas divagaçoes que pode parecer sem tom, vista a mágica simplicidade das Suas obras e quanto Ele repete da sempre:
São as suas obras que falam sobre ele. Varsalona tem festejado enfim da tempo as suas nupcias de prata com a sSua arte, mas não por isso a sua personalidade diminui, hoje também  mais do que nunca é pronto a aceitar os desafios que são propostos.

Isso que hoje é o professor, descubra atravez deste sito, deixando- se  envolver-se das suas poesias, mergulhando nas suas cores.Somente fazendo isso vocês podem também fazer parte do artista.
Porém faça ele saber senão muito será perdido,os artistas quando nos deixam, não ficam grande,  mas o grande deles serão somente o recordo do que deixaram.
 
 

Domingo, 22 dezembro de 2002